Ancine abre consulta pública sobre sistema de controle de bilheteria

A ANCINE abriu consulta pública sobre o sistema de controle de receitas de bilheteria. As contribuições serão aceitas até o dia 22 de fevereiro. A implantação de um sistema de controle de bilheteria é um dos eixos do Programa Cinema Perto de Você, ação da agência para expansão do parque exibidor. A ANCINE destaca que o acesso a dados confiáveis sobre a exibição é fundamental para a atração de investidores no setore também para que produtores e distribuidores possam definir estratégias de lançamento e comercialização. Para o setor público, as informações permitem a construção de indicadores para o melhor acompanhamento da evolução do setor e a formulação de políticas. Mais informações no site da agência: www.ancine.gov.br

Programa Cultural Eletrobras vai investir R$ 13,8 milhões em 2011

Categoria audiovisual contempla produção de obras de ficção e festivais

O Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2011 vai investir R$ 13,8 milhões em projetos audiovisuais, teatrais e de fomento ao patrimônio imaterial brasileiro. Na categoria audiovisual, o Programa Cultural, que envolve também as empresas subsidiárias da Eletrobras, os investimentos serão direcionados à produção de longas-metragens de ficção e à realização de festivais de cinema. Os festivais contemplados deverão apresentar, pelo menos, um terço de sua programação dedicada a filmes brasileiros, e promover, paralelamente à mostra, oficinas, debates e encontros. As inscrições no edital podem ser feitas até 4 de março. Os resultadoss erão divulgados no dia 18 de maio. Para consultar o regulamento e a ficha de inscrição, acesse aqui o site do Programa Cultural.

Anima Mundi 2011 recebe inscrições até março



Festival internacional de animação acontece em julho, no Rio de Janeiro e em São Paulo

As inscrições para o Anima Mundi 2011 - 19º Festival Internacional de Animação estão abertas até o dia 23 de março. Este ano, o evento acontece entre 15 e 24 de julho, no Rio de Janeiro, e de 27 a 31 do mesmo mês, em São Paulo. Haverá sessões competitivas nas categorias curta-metragem, curta-metragem infantil, curta- metragem brasileiro, curta-metragem de estudantes, longas, longas infantis e ainda filmes produzidos por encomenda, como publicitários e videoclipes. As produções selecionadas serão divulgadas no site do Anima Mundi no dia 18 de maio. As inscrições para as competições de animação para web e celular serão abertas em abril. Confira o regulamento no site do festival acessando aqui.


ANCINE apoia participação de filmes em três festivais internacionais


Iniciativa garante exibição de obras selecionadas para Berlim, Sundance e Roterdã

A ANCINE está apoiando a participação de sete filmes brasileiros nos festivais internacionais de Sundance, nos Estados Unidos; Berlim, na Alemanha e Roterdã, na Holanda. O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, mantido pela Agência desde 2003, oferece desde a confeccção e remessa de uma cópia legendada do filme até a passagem aérea para o representante do filme nos festivais. O curta-metragem 'Tempestade', de Cesar Cabral, vai integrar a mostra internacional de curtas de animação do Festival de Cinema de Sundance, que acontece na cidade norte-americana de 20 a 30 de janeiro. A passagem aérea do diretor do curta será custeada pela ANCINE. O Festival de Berlim, que será realizado entre os dias 10 e 20 de fevereiro, vai contar com a participação do curta 'Ensolarado', de Ricardo Targino, na mostra Geração, e do longa 'Os Residentes', de Tiago Mata Machado, na mostra Fórum do Novo Cinema. A ANCINE custeou a confecção das cópias legendadas, o envio da cópia e a passagem aérea dos diretores dos dois filmes. O longa-metragem 'O Céu Sobre os Ombros', de Sérgio Borges, vai participar da mostra competitiva Tiger Awards, do Festival de Roterdã. O produtor do filme, Felipe Duarte, foi contemplado com a passagem aérea para o festival. Além da passagem, o programa da ANCINE pagou a confecção de uma cópia legendada do filme. Ainda no Festival de Roterdã, o longa-metragem 'A Alegria', de Marina Meliande e Felipe Bragança, teve a confeccção de uma cópia legendada, o envio da cópia e a passagem aérea da produtora, Lara Frigotto, custeadas pela Agência para participar da mostra não-competitiva Futuro Brilhante. Os curtas 'Um Par', dirigido por Lara Lima, e 'Estação', de Márcia Faria, vão participar da Spectrum, uma das mostras não-competitivas do festival holandês, dedicada a curtas internacionais. O curta de Lara Lima teve sua cópia enviada, o de Márcia Faria contou com apoio na confecção da cópia legendada e no envio da cópia ao Festival de Roterdã.

Decreto de Cota de Tela determina diversidade de títulos e períodos mínimos de exibição

Foi publicado no Diário Oficial o Decreto Presidencial nº 7.414, que estabelece a Cota de Tela

Foi publicado, em 2010, no Diário Oficial da União o Decreto Presidencial nº 7.414, que estabelece a Cota de Tela e determina a diversidade mínima de títulos brasileiros a serem exibidos por cada cinema do País em 2011. A Cota de Tela é um instrumento regulatório adotado em diversos países para promover o aumento da competitividade e a auto-sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional. No Brasil, a “reserva de dias” foi estabelecida pela primeira vez na década de 30 e, desde então, foi reeditada e aprimorada de acordo o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional. Os números da Cota de Tela para 2011 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos feitos pela ANCINE após a realização de audiências com entidades representativas de produtores, exibidores e distribuidores da indústria cinematográfica, realizadas ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2010. Ao longo de 2011, dependendo do número de salas de exibição do complexo, os cinemas terão que exibir, no mínimo, entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. Desde o ano de 2005 anos a quantidade de títulos obrigatórios variava de 2 a 11 filmes. O aumento da diversidade mínima de títulos é compatível com o crescimento no número anual de lançamentos nacionais, que era da ordem de 30 títulos em 2001, e alcançou o número de aproximadamente 80 títulos no biênio 2009-2010. Já o período mínimo de exibição de filmes nacionais no próximo ano foi fixado em 28 dias para cinemas de uma sala.


O Governo do Estado do Ceará convida instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídos, que desenvolvam ações de caráter cultural há pelo menos dois anos no Estado do Ceará, para apresentarem propostas à edição estadual do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.

A APRODART estará propondo um PONTO DE CULTURA voltado para a educação Digital de Adultos e Idosos. Oxalá sejamos contemplados e tenhamos a oportunidade de implantar uma Ilha Digital para congregar gerações de jovens (monitores voluntários das escolas públicas) e adultos/idosos (alunos digitais).

Pinheiro acena para consórcios municipais de cultura

Foto: Rogério Rodrigues

“As ações culturais no Ceará, a exemplo de outras capitais, estão muito concentradas na região metropolitana e esta é uma realidade que queremos transformar durante a nossa gestão”, a afirmação do secretário de Cultura, Professor Pinheiro, foi feita durante o Fórum de Cultura e Turismo da Região Metropolitana de Fortaleza, nesta quarta-feira, 19, na Vila das Artes. De acordo com o secretário, uma das matrizes orientadoras desta gestão será o processo de descentralização, reforçando as ações já existentes e ampliando os espaços de produção e acesso a cultura, uma alternativa para isso pode ser a utilização do sistema de consórcio entre os municípios, o que já existe em outras áreas como a saúde, “podemos trabalhar a criação de pólos de cultura nas 14 regiões administrativas do Estado”, exemplificou o secretário. Coordenado pela secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, o Fórum reuniu representantes de uma diversidade de expressões artísticas da RMF, que expuseram uma parte do cenário da cultura no Estado, com destaque para a importância de uma política pública de valorização do forró pé de serra “que tem suas raízes na região do Crato, com Luiz Gonzaga, e que hoje está se transformando em vanerão metalizado”, justificou Neo Pinel, da Associação Cearense de Forró. A questão da preservação da memória da cultura cearense, também foi um ponto levantando pelo coordenador de teatro da Secultfor, Fernando Piancó, “precisamos preservar toda a nossa memória de produções artísticas, que são o registro da cultura viva da sociedade”, justificou. Pinheiro aproveitou a abordagem, e destacou que uma das marcas da sua administração à frente da Secult será trabalhar a organização e preservação da memória cearense, colocando em prática uma lei que já existe desde 1989, que criou o Sistema Estadual de Arquivos. “Já estamos formando equipes que vão trabalhar em projetos que possibilitem articulações para a viabilização de uma estrutura que possa abrigar o acervo dos registros municipais”, adiantou Pinheiro.(PorJorn. Sonara Capaverde)

Ana de Hollanda critica Lei Rouanet e defende Procultura

BRASÍLIA - A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, classificou na quinta-feira(27/01/11) o Programa Nacional de Fomento à Cultura (Procultura) de "nova Lei Rouanet". Segundo a ministra , a lei atual beneficia mais o produtor e o patrocinador do que o público. O projeto que cria o Procultura está em tramitação no Congresso. “A Lei Rouanet trouxe grandes benefícios, mas alguns desvios aconteceram. E essa questão vai ser sanada. Ao menos, diminuída”. - disse a ministra em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido pela NBR TV. O Procultura transforma o Fundo Nacional de Cultura (FNC) no mecanismo central de financiamento ao setor e cria novas formas de fomento a projetos. Na entrevista, a ministra também ressaltou a importância do reconhecimento do direito autoral: Sou ligada ao mundo da cultura desde que nasci e conheço bem essas demandas, da sociedade e do meio cultural, dos criadores” - afirmou. Ao ser perguntada sobre as rádios não darem créditos dos autores das canções executadas, ela repetiu uma queixa histórica do irmão famoso, Chico Buarque, sobre reconhecimento de autoria de música: “Não sei por quê. É uma questão cultural. A rádio anuncia apenas que ouvimos música com fulano de tal e até a música do fulano de tal (que canta mas não compôs). Omitem o autor” - disse a ministra, também apresentando exemplo: “Essa música é da Elis Regina, mas ela nunca compôs. Temos que brigar juntos. Isso não é direito autoral, é questão de reconhecimento, de dar os créditos que estão sendo omitidos. É questão de cultura. Temos que receber essa informação”. (Plantão : Publicada em 27/01/2011 às 17h40m por Evandro Éboli)

Governo prorroga por mais três meses debate sobre classificação indicativa

BRASÍLIA - O Ministério da Justiça informou na quinta-feira (27/01/11) que será prorrogado por mais 90 dias o debate - no site Culturadigital.br/classind - que definirá critérios para determinar a idade e o horário de programas de televisão e outras atividades culturais sujeitas a classificação indicativa. Lançado em novembro, o debate originalmente se estenderia até dezembro, mas foi prorrogado e terminaria em janeiro. De acordo com o ministério, intenção com a nova prorrogação é captar mais manifestações da sociedade. A classificação indicativa é o mecanicismo adotado no Brasil para determinar o horário e a faixa etária recomendada para programas levando em conta, por exemplo, a apresentação de cenas de sexo, violência ou uso de drogas. Segundo o Ministério da Justiça, até agora foram registrados cerca de 1,5 mil comentários e contribuições. O foco do debate nos primeiros dias foram os jogos eletrônicos, passando depois para uma postura mais liberal quanto aos critérios de classificação, muitas vezes com sugestões que chegavam a baixar dois níveis de idade. As consultas públicas vão ser analisadas por um grupo de dez servidores que simultaneamente ao debate estarão aptos a identificar tendência e começar a discutir a nova regulamentação. Hoje, cinco portarias sustentam a classificação indicativa nas diversas atividades culturais. No caso da televisão, a regra vigente foi elaborada em 2007. (Plantão:Publicada em 27/01/2011 às 13h32min em O Globo).

Conheça obras do cinema aplaudidas por críticos e professores

Todos podem se espelhar em exemplos do cinema para descobrir maneiras de aprender e ensinar melhor. Sem deixar de se divertir nem se emocionar. Como explica a professora de Cinema e vice-coordenadora da Cinemateca da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Verônica Ferreira Dias, um filme "é sempre algo atrativo, porque traz entretenimento e reflexão também". Para ela, quando a sétima arte retrata processos de aprendizado bem-sucedidos, é capaz de despertar o espírito crítico da sociedade. "As pessoas acabam repensando o sistema educacional, já que nem sempre têm paciência para ouvir discursos teóricos de especialistas". E Verônica não está sozinha. Arte-educador e doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo), Marcos Ferreira dos Santos pensa de modo semelhante. "O cinema faz com que a gente tenha um 'olho privilegiado' e consigamos entrever coisas invisíveis em certas situações". Por outro lado, o professor tem suas ressalvas e não acredita que campeões de bilheteria sejam os mais indicados para falar sobre Ensino. "Blockbusters são direcionados demais para fins comerciais, não saem do lugar-comum, e por isso é difícil alguém acordar para a necessidade de aprender". Será? A professora da PUC acha que os chamados "filmes de arte" não conseguem atingir as massas e acabam sendo um esforço muitas vezes sem grandes resultados. "Algo como Legalmente Loira contesta o estereótipo da 'patricinha loira e burra', quando ela chega à Harvard e faz o público enxergar que o importante é o esforço pessoal", comenta Verônica. Clássico,cult ou popular, é sempre você quem decide. Conheça melhor abaixo os filmes selecionados peloEducar que mostram como, de uma forma ou de outra, o importante é aprender uma lição para o resto da vida.Texto Por Gabriel Navarro (educarparacrescer.abril.com.br)

DICAS DE FILMES PEDAGÓGICOS

Dúvida/ Ao Mestre com Carinho/ Billy Elliot/ O Céu de Outubro/ Escola do Rock/ Gênio Indomável/ O Homem-Elefante/ Legalmente Loira/ Mr. Holland/ Adorável Professor/ Pink Floyd: The Wall/ Sociedade dos Poetas Mortos/

ACESSE AQUI PARA SABER DETALHES DE CADA FILME

Aprecie nossas LOGOMARCAS OFICIAIS do CineMundaú

Vote na enquete ao lado e escolha qual das duas logomarcas melhor representaria, oficialmente, o nosso CineMundaú.
Não deixe de dar esta sua grandiosíssima contribuição.

OFICINA DO CineMundaú



Dia 16/01/2011, no Auditório da Escola Zefinha Ribeiro Barroso, em Mundaú, a equipe técnica do CineMundaú realizou uma oficina de montagem dos equipamentos para exibição das sessões de cinema e contou com uma galera jovem muito entusiasmada da própria comunidade. A oficina teve a duração de cinco horas e foi ministrada pelo jovem Marcos Gomes (músico, técnico em informática e diretor da equipe de Marketing e Design do CineMundaú). Os participantes julgaram a oficina muito proveitosa. Contávamos com a presença de integrantes de outras associações parceiras das comunidades litorâneas de Emboaca, Flecheiras e Guajiru, todavia, não compareceram por motivos diversos de força maior. Teremos, entretanto, outros momentos de integração, intercâmbio e trocas de experiências entre as entidades dessas comunidades já agendados para o ano de 2011. Outras imagens você pode conferir logo abaixo na coluna da esquerda desta página.


Ana de Hollanda anuncia seus secretários


André Dusek/AE - Arquivo

Em nota do Ministério da Cultura divulgada sexta-feira(21/11/11) por volta de 12h, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anunciou os nomes de seu novo secretariado e a criação de uma nova secretaria, a de Economia Criativa - que será coordenada pela economista Cláudia Leitão, ex-secretária de Cultura do Ceará. Também foi anunciada a mudança mais aguardada, a nomeação do ator e produtor cultural Antonio Grassi(foto), ex-secretário de Cultura do Rio, como presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Grassi, inclusive, acompanhou a ministra em sua agenda nas duas primeiras semanas de governo. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, nomeado por Gilberto Gil, foi reconfirmado no cargo, assim como o do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Jr.

Como a presidente Dilma, Ana também fortaleceu a presença feminina em seu secretariado, indicando três mulheres e três homens. Também o Nordeste passa a ser contemplado nos cargos, já que tanto o novo secretário de Articulação Institucional (Roberto Peixe), quanto Marta Porto (Cidadania e Diversidade) e Henilton Menezes (de Fomento e Incentivo, mantido no cargo) são da região.

Eis os secretários confirmados pelo ministério:

Secretário-executivo: Vitor Ortiz,

Secretário de Articulação Institucional: Roberto Peixe,

Secretário do Audiovisual: Ana Paula Santana,

Secretário da Cidadania e da Diversidade Cultural - Marta Porto,

Secretário da Economia Criativa, Cláudia Leitão,

Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura - Henilton Menezes.

(Por Jotabê Medeiros - O Estado de S.Paulo)

Novo Secretário Estadual da Cultura - PERFIL

Francisco José Pinheiro

Natural de Jaguaribe é graduado em História, pela Universidade Federal do Ceará; concluiu especialização em História da Igreja na América Latina, na PUC-SP; mestrado e doutorado em História Social na Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente Pinheiro lançou a obra "Notas sobre a Formação Social do Ceará", resultado de sua tese de doutorado. Ex-vereador de Fortaleza, Pinheiro foi por dois mandatos presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza e ocupou o cargo de Secretário da Regional IV. Esteve vice-governador na outra gestão do Governo Cidi e foi eleito deputado estadual nas últimas eleições.

Pinheiro desde muito cedo vem dedicando-se a luta por uma sociedade mais justa e igualitária e, como professor da Universidade Federal do Ceará, foi uma voz atuante na representação dos interesses de sua categoria, como presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará, e, mais tarde, como diretor do Sindicato Nacional dos Professores de Ensino Superior. Ao ocupar estas funções,Pinheiro sempre buscou a valorização dos professores a partir de uma perspectiva de construir um modelo de educação mais justo.

Salve a Nova Ministra da Cultura! - PERFIL

ANA BUARQUE DE HOLLANDA


A cantora, compositora e atriz Ana de Hollanda é a Ministério da Cultura no atual governo da presidente Dilma Rousseff. Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Buarque de Hollanda, ela atuou no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como diretora do Centro de Música da Funarte (Fundação Nacional de Artes), sendo responsável pela retomada de projetos como a Bienal de Música Contemporânea e o Projeto Pixinguinha. Ana nasceu em 12 de agosto de 1948 e começou sua carreira artística aos 16 anos de idade, acompanhando o irmão Chico Buarque, como integrante do quarteto As Quatro Mais, no show Primeira Audição, apresentado no teatro do Colégio Rio Branco, em São Paulo, e reapresentado na TV Record. Em 1968, participou do 3º Festival Internacional da Canção, interpretando o frevo Dança das rosas.

PROFESSOR Paulo Emilio Salles Gomes


“Dar as costas ao cinema brasileiro é uma forma de cansaço diante da problemática do ocupado e indica um dos caminhos de reinstalação na ótica do ocupante. A esterilidade do conforto intelectual e artístico que o filme estrangeiro prodiga faz da parcela de público que nos interessa uma aristocracia do nada, uma entidade em suma muito mais subdesenvolvida do que o cinema brasileiro que desertou.”

(Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, SALLES GOMES, Paulo Emílio, Paz e Terra, 1986, 2ª edição)

Oferecimento: Cine Gastrô

Cinema: a Sétima Arte



Um Breve Conceito:
O CINEMA inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento, bem como uma arte e a indústria cinematográfica. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais. Os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão, pelo qual o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a fonte ter sido removida. Os espectadores têm a ilusão de movimento devido a um efeito psicológico chamado movimento beta. O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas, que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar - ou doutrinar - os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. Alguns filmes se tornaram mundialmente populares ao usarem técnicas de dublagem ou legendas, que traduzem o diálogo. A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematógrafo, historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes. Por metonímia, a palavra também pode se referir à sala de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas

.

Cine MUNDAÚ- Programação de Férias

Aqui você confere as novidades relacionadas com as maiores produções de curta e longa metragem da indústria cinematográfica nacional e internacional! Seja você também um apreciador incondicional da Sétima Arte Cultural! Todo domingo tem sessão de cinema na Escola Zefinha Ribeiro, em Mundaú, a partir das 20horas! Entrada franca e censura livre para todos os públicos! Aproveite!

SINOPSE de QUINCAS BERRO d'ÁGUA - janeiro/2011

QUINCAS BERRO d'ÁGUA

O filme conta as peripécias de um morto muito louco, Quincas Berro D’água, rei dos botecos, bordéis e gafieiras da Bahia. O ex-funcionário público Quincas Berro d’Água que, cansado da vida medíocre que leva, decide abandonar a família para cair na farra e se transformar no lendário Quincas Berro D’Água, o rei dos vagabundos de Salvador. Quando Quincas é achado morto em seu quarto, a família decide apagar os anos de loucura, dando a ele um enterro decente. Mas seus amigos aparecem no velório e, inconformados, resolvem levá-lo para uma farra final. PARA SABER MAIS ACESSE AQUI EM QUINCAS.

SINOPSE de NARRADORES DE JAVÉ -janeiro/2011


NARRADORES DE JAVÉ, um filme sobre memória, História e exclusão(Direção Eliane Caffé, 2004, Brasil). A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma REPRESA. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado. PARA SABER MAIS ACESSE AQUI EM JAVÉ.


SINOPSE de BESOURO - janeiro/2011


BESOURO é um FILME brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 20 a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009.. Huen Chiu Ku, coreógrafo de KILL BILL é o responsável pelas cenas de lutas do filme. Em uma época na qual os negros ainda não tinham conquistado sua liberdade, embora formalmente fossem considerados livres, alguns ex-escravos encontraram um caminho para lutar pelos seus direitos, uma estranha coreografia que mesclava luta e dança, conhecida como CAPOEIRA. É neste cenário que surge um dos heróis mais lendários do Brasil, Besouro. PARA SABER MAIS ACESSE AQUI EM BESOURO.

SINOPSE de MACUNAÍMA - janeiro/2011


MACUNAÍMA
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de negro (Grande Otelo) virou branco (Paulo José). Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade.PARA SABER MAIS ACESSE AQUI EM MACUNAÍMA.